A negociação internacional em que vou tratar por aqui é a que precede todas as operações de comércio exterior e outros negócios internacionais.
Desconheço operações sem a negociação internacional. É por ela onde tudo começa, quando um negócio internacional acontece.
É uma fase de extrema importância porque é nela que é definida várias obrigações e deveres de ambas as partes, assim como tudo relacionado à mercadoria, ao pagamento, frete, em caso de avarias, etc.
A seguir vou dar algumas dicas importantes sobre a fase da negociação.
Sumário
1- Quais são os meios adequados para se fazer uma negociação internacional?
A negociação internacional pode ser feita presencialmente, quando as partes resolvem se encontrar para conversar sobre a exportação ou importação. Mas atenção! É necessário ter algum profissional para redigir tudo que foi acordado (nem que escrever à mão), é necessário depois que as partes leiam esse documento porque será enviado ao advogado para fazer o contrato de compra e venda.
Quando uma negociação internacional for feita entre pessoas ausentes, distantes, deve ser feita por e-mail. Porque simplesmente tudo fica armazenado no e-mail e no seu servidor.
No whatsapp pode se perder. Assim como em outros aplicativos de conversa. O telefone pode quebrar, estragar, ser furtado ou perdido. E se você não recuperar as conversas, pode perder um rico material.
E depois? Como fazer o contrato?
Ah, vai fazer um contrato verbal? Não né?
Nós advogados precisamos de material escrito e bem escrito para redigir um excelente, completo contrato de compra e venda internacional de mercadoria.
Tenho um vídeo sobre o tema no meu canal do Youtube e te convido a assití-lo agora:
2- Quais temas precisamos tratar na fase da negociação internacional?
Na fase da negociação internacional, também conhecida como fase pré-contratual você deve conhecer o seu fornecedor, seu cliente, discutir sobre a mercadoria importada ou exportada, qualidade, tipos, data de vencimento, forma de pagamento, qual será o frete (incoterm), prazo para pagamento, etc.
É uma fase de muitas perguntas, respostas, questionamentos, tirar dúvidas sobre a mercadoria, antes de comercializá-la.
A fase da negociação internacional antecede o contrato de compra e venda internacional de mercadoria;
3- Qual profissional pode ser contratado para exercer a função de negociador internacional?
Neste caso, temos alguns profissionais bem diferentes. O que importa aqui é ter experiência com negociações.
Profissionais de comércio exterior, de negócios internacionais, advogados e vários outros profissionais podem exercer este cargo.
4- É possível fazer um contrato de compra e venda internacional de mercadoria sem antes ter feito negociação internacional?
Possível é, mas não é o indicado.
O indicado é fazer a negociação e estabelecer tudo entre as partes e passar os combinados para o advogado redigir o contrato.
O não indicado é simplesmente mandar fazer o contrato de compra e venda internacional. Pode imaginar o tanto de perguntas que nós advogados fazemos ao nossos clientes quando isso ocorre?
5- Conclusão
A fase da negociação internacional ou pré-contratual é tão importante para um procedimento de importação ou exportação quanto é o seu contrato escrito de compra e venda internacional, tanto quanto é a compra e a venda de uma mercadoria mesmo!
É necessário sempre fazer, discutir tudo antes de vender uma mercadoria porque vai atravessar o oceano de navio ou avião e trazer mercadoria de volta por imprevisibilidade contratual do problema é inviável.
Conheça mais sobre nosso trabalho acessando os artigos do nosso blog e marque uma consulta por aqui.