Alterar a logo da marca é algo que as pessoas nos perguntam com frequência.
Afinal, muitas empresas mudam design no decorrer dos anos, não é mesmo? Então seria super interessante alterar a logo!
O registro da marca comercial deve ser renovado de 10 em 10 anos! Muitas coisas mudam antes dos 10 anos, não é mesmo?
Porém o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) não permite que esse serviço seja feito.
Depois de registrada, podemos alterar a logo da marca comercial no INPI?
Vamos descobrir!
Sumário
Quero alterar a minha logomarca e agora?
Registrou a sua logomarca e quer trocá-la?
Muitas empresas quando fazem registros de marcas mistas, quando adotam nova marca muitas vezes se esquecem completamente de que a mesma está registrada com outra logo no INPI. E agora?
Precisam entrar em contato com advogado dessa área, propriedade intelectual, para te aconselhar a resolver a situação.
É importante sim para toda empresa ter sempre um profissional da área para consultar, até porque muitas vezes não só a marca comercial é a única propriedade intelectual da empresa. Muitas vezes ela tem tambem tem patentes, desenhos, etc.
Portanto, você não pode substituir então e a sua logo registrada no INPI como marca mista. Você terá que fazer novo registro da sua própria marca.
Como alterar a logo da marca no INPI
Quando você desejar alterar a logomarca registrada deverá fazer novo registro de marca mista da sua própria marca.
Esse é o procedimento corrreto.
É bom lembrar que toda vez que vez que tiver que pagar novo decênio deverá continuar a pagar o registro da primeira marca registrada. Sobre isso, sugiro consultar no INPI duas empresas: Chilli Beans e Coca Cola. Ambas empresas tem anos de Brasil ou existem por muitos anos e já registraram várias logomarcas no decorrer da existência delas. Vale a pena dar uma estudada nelas!
Conclusão
Chamamos de gestão de propriedade intelectual quando sua empresa tem um departamento que toma conta de toda propriedade intelectual e industrial que você tem! Afinal, toda empresa precisa inventariar tudo mesmo! Marca comercial e as outras propriedades intelectuais costumam ter valor financeiro!
Imagina quanto vale a marca Coca Cola? Imagina quanto vale a marca Chilli Beans?
Todo negócio deve ter uma marca comercial de impacto, uma marca comercial que faça uma boa referência a um negócio e, também, que você desenvolver o branding e o marketing em cima dessa marca de alto valor.
As marcas são desenvolvidas pelos suas empresas e suas esquipes!
Vamos registrar a sua marca comercial?
Se precisar entrar em contato comigo ou contratar os serviços do meu escritório escritório de advocacia, envia um email para contato@anapaulapaixaomartins.com.br